Você está em

Publicações

Resenha do livro Estratégia Seis Sigma

Se anda, é aula de biologia
Se não funciona, é aula de física
Se espirra, é aula de química
Se coloca você para dormir, é aula de estatística

A expressão acima é bastante popular nas universidades americanas e reflete a “injusta” fama dos métodos estatísticos. Estes métodos tem sido adotados sistematicamente pelos cientistas no meio acadêmico, fazendo parte do que denominamos método científico, isto é, auxiliando na validação de hipóteses. Hoje, o quadro está se transformando e cada vez mais a estatística passa a ser vista também como um poderoso método de gestão. Os principais métodos de gestão e aprimoramento de processos da atualidade são baseados em técnicas estatísticas, como Qualidade Seis Sigma, Gerenciamento por Fatos, Marketing de Precisão, Inteligência Competitiva, Data Mining, Business Intelligence, ...

A essência da Qualidade Seis Sigma é a utilização sistemática de métodos estatísticos para reduzir a variação e, consequentemente, os defeitos e os custos com grande focalização no cliente. Tem sido consagrada como a mais importante estratégia de aprimoramento de processos, adotada tanto por empresas americanas como American Express, Ford, Motorola, Dow, Dupont e GE quanto pelas japonesas como Sony e Toshiba.

Qualidade Seis Sigma tem realizado grandes transformações nas organizações que a tem adotado, com ela temos a integração das estratégias de qualidade a resultados palpáveis. Além dos ganhos financeiros, a estratégia Seis Sigma tem permitindo que a tomada de decisão seja cada vez mais apoiada por fatos e dados.

O conhecimento e o domínio dos métodos quantitativos se tornam cruciais na arena dos negócios, independente da nossa paixão pelo tema. Mas existe ainda uma grande lacuna quanto a publicações neste campo, pois a maioria é voltada ao âmbito acadêmico e não fala a linguagem dos negócios. O que não é o caso de “Estratégia Seis Sigma” (Six Sigma Way) de Peter S. Pande, Robert P. Neuman e Roland R. Cavanagh da editora Qualitymark.

Além de usar a linguagem dos negócios, o livro Estratégia Seis Sigma consegue ser divertido. Esta é sem dúvida a melhor publicação sobre o tema. Sem se prender a detalhes estatísticos, dá uma visão excepcional do poder do método e suas aplicações. Outro destaque é que esta abordagem não é voltada somente para processos produtivos, mas principalmente para processos administrativos e transacionais, reforçado pela experiência de seus autores na implantação do método na GE Capital (Divisão financeira da GE), a primeira empresa totalmente de serviços a adotar Seis Sigma. Também aborda com muita propriedade, o calcanhar de Aquiles do Seis Sigma, que são os critérios para escolha dos projetos e serem desdobrados pelo método.

Recheado de bons exemplos e analogias, mostra o poder do método e não colocará você para dormir.

2015 © Todos os direitos reservados

Targeteria
Facebook Twitter LinkedIn