Siqueira Campos Associados
INFORMATIVO BIMESTRAL DA SIQUEIRA CAMPOS ASSOCIADOS
Julho de 2008 – Ano II – N.º 04
Conheça os destaques desta edição:
 • Agenda
 • Liderando a mudança
 Habilidades de um black belt
 Diferenciais do Seis Sigma
NOVIDADES!
Planilhas para cálculo
do nível sigma e para FMEA de processos
Planilha em Excel para cálculo do nível sigma e defeitos por milhão de oportunidades (dpmo), para variáveis contínuas e dados por atributos.
Planilha em Excel para FMEA de processos.
Agenda 2008    
Seis Sigma
Seminário Executivo Seis Sigma
12 e 13 de agosto - São Paulo, SP
63º Congresso anual da ABM
28 de julho à 01 de agosto - Santos, SP
55º
Liderando a mudança   

   “Você deve ser a mudança que deseja ver no mundo."
Mahatma Gandhi

Uma frase muito conhecida do filósofo grego Heráclito diz que a única coisa certa é a mudança, mas será que as pessoas e as empresas estão preparadas para as mudanças constantes e freqüentes no mundo empresarial?
Para que tenhamos uma mudança efetiva, precisamos que os envolvidos aceitem as soluções ou situações propostas, conforme a equação da mudança, mas nossa experiência tem mostrado que, normalmente, as empresas subestimam a resistência dos envolvidos dos processos de mudança.


Muitas são as causas geradoras de resistência à mudança, desde preocupações simples como aumento de trabalho ao medo e insegurança decorrentes da incerteza do novo estado. Cada indivíduo lida com as mudanças de acordo com suas experiências passadas e estado emocional que está vivenciando. A bagagem emocional tem um peso muito grande na forma com que as pessoas lidam com as situações presentes.
Independente dos motivos individuais de cada participante dos processos de mudança, precisamos ter alguns cuidados que auxiliam o processo de mudança coletiva.

Os passos que facilitam o processo de mudança são:

Mostre a necessidade da mudança;
Crie uma visão compartilhada;
Eduque e ofereça ferramentas para ação;
Forneça estrutura e processos claros;
Comunique adequadamente;
Mostre o que será e o que não será mudado;
Ouça as preocupações;
Forneça feedback efetivo;
Seja consistente ao lidar com as resistências.

Seguindo estes cuidados minimizamos consideravelmente a resistência às mudanças. O que não podemos é acreditar que as mudanças serão sempre aceitas e que não precisaremos dedicar atenção e esforço para que ocorram, pois a resistência à mudança é uma característica inerente ao ser humano.


Voz do cliente


"O curso tem superado minhas expectativas. A parceria entre o IGEA, com sua estrutura, e a Siqueira Campos, com seu know how, foi uma ótima iniciativa."

Thiago Costa Vieira, curso de formação de Black Belts, Engenheiro de Melhoria Contínua na Essilor/Varilux


"
O que eu mais gostei foram as experiências dos professores e a capacidade de trazer a teoria para a realidade com excelentes exemplos."

Felipe Macedo de Castro, curso de formação de Green Belts, Seguidor de compras na DHB.



Pesquisa: habilidades de um Black Belt de sucesso

A revista iSixSigma de janeiro/fevereiro de 2008 fez um estudo com 939 black belts, levantando informações sobre as principais habilidades que estes julgam necessárias para o perfil de um black belt. Os respondentes podiam citar abertamente três habilidades, tendo peso 3 para a primeira, 2 para a segunda e 1 para a terceira habilidade citada. As 15 habilidades mais importantes estão na figura abaixo:

Principais habilidades

Fonte: iSixSigma Magazine, Janeiro/Fevereiro de 2008, "The hard truth about soft skills".

 
Diferenciais do Seis Sigma 

O Seis Sigma realizou uma verdadeira revolução no âmbito da qualidade contemporânea, mas afinal o que fez Seis Sigma ser realmente diferente?

Resultados: Seis Sigma gera resultados financeiros concretos, que garantem o sucesso do negócio e este é o principal combustível desta estratégia

Método do treinamento: Capacitação que associa aplicação prática ao conhecimento técnico em um processo de certificação. Não basta só conhecer é preciso saber aplicar e demonstrar este conhecimento em projetos que gerem resultados.

Forma estruturada: A definição dos papéis e a forma estruturada projeto a projeto, seguindo a lógica DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Aprimorar e Controlar) facilita o entendimento e fornece um guia para o aprimoramento, evitando a resolução de problemas de forma desorganizada.

Método científico - estatística: A estatística é a metodologia da ciência, ela fornece as principais ferramentas para a análise da verdadeira causa raiz. Seis Sigma democratiza o método científico, tornando acessível para qualquer um em qualquer lugar.

Foco: Esta é a grande diferença. Foca em projetos críticos para o negócio e nestes busca cientificamente a causa raiz para solucionar definitivamente a situação.

iGrafx
Em busca da excelência de processos!

Software para mapeamento de processos, diagramas de causa e efeito, VSM, simulações de cenários, seis sigma, relatórios e muito mais. Confira!
Clique para ampliar a imagem!
A Siqueira Campos Associados é representante oficial da iGrafx® no Brasil.
Siqueira Campos