Siqueira Campos Associados
Informativo Bimestral da
Siqueira Campos Associados

junho de 2015 - ano IX - Número 25
Efetuar Download

Catálogo de Cursos 2015

Treinando a sua equipe para aumentar a competitividade da sua empresa.
Efetuar Download
 
Nesta edição
- Estatística - Você sabe qual a diferença entre Prevalência, Sensibilidade e Falso Positivo em um teste?
- Estatística - Identificando valores discrepantes, Outliers
- Pesquisas - Reduzindo tendências nas Escalas em Pesquisas - Forçando a escolha
- Seis Sigma economiza milhões e dá Prêmio Internacional para a Kordsa Brasil
 

 

citaSe eu tiver apenas uma hora para salvar o mundo. Eu gastaria cinquenta e cinco minutos definindo o problema e somente 5 minutos encontrando a solução.

Albert Einstein

Voz do Cliente

 

citaO profissional que lecionou o curso com extremo domínio do conteúdo. Curso excelente. E ainda, transformou o conteúdo maçante em algo prazeroso.

Pedro Meijon
Curso: Green Belt Lean Seis Sigma
Samarco, Mariana, MG

 

No blog de Mirian Rascado, onde a farmacêutica se dedica à discussão de Revisão Periódica de Produtos, Estatística e Processos Farmacêuticos, veja seu depoimento sobre sua experiência na utilização de nossos serviços.

Estatística - Você sabe qual a diferença entre Prevalência, Sensibilidade e Falso Positivo em um teste?
Prevalência, sensibilidade e falso positivo. Quem trabalha em laboratório - industrial ou hospitalar - ou quem recebe resultados de um ensaio, já se deparou com pelo menos uma destas três palavras. Será que a interpretação é clara?

Pensando nisso, o especialista em incerteza e tomada de decisão, Dr. Gerd Gigerenzer - diretor do Harding Center for Risk Literacy em Berlim, desenvolveu um teste simples que tem sido aplicado para diversos médicos em seus workshop’s.

Teste Gigerenzer:

Aos 50 anos e sem sintomas, uma mulher fez um exame de mamografia de rotina que deu resultado positivo. Ela está alarmada e quer saber de você se certamente tem câncer de mama ou quais são suas chances de realmente ter.

Além dos resultados do exame, você não tem mais informações sobre esta mulher. Quantas mulheres que testam positivo realmente tem câncer de mama?

a) 9 em 10
b) 8 em 10
c) 1 em 10
d) 1 em 100

Estatística - Identificando valores discrepantes, Outliers

A análise de valores discrepantes (outliers) é um aspecto fundamental na preparação e análise preliminar de dados. O valor discrepante é, usualmente, um valor atípico que se distancia significativamente da massa de dados. Comumente, a origem dos valores discrepantes são erros, por exemplo, digitação incorreta, lançamentos duplicados de valores, fraudes, quebra de equipamentos, etc.

Hoje, a detecção destes valores tem papel muito relevante em diversos segmentos, principalmente na área industrial e no mercado financeiro.

Pesquisas - Reduzindo tendências nas Escalas em Pesquisas - Forçando a escolha

Quando se realiza uma pesquisa, vários fatores em uma escala podem levar à distorção na captura da opinião dos entrevistados. Entre os diversos erros que podem ser cometidos, um deles é obrigar a escolha dentro de uma escala.

Seis Sigma economiza milhões e dá Prêmio Internacional para a Kordsa Brasil

A Kordsa Global é uma organização multinacional líder mundial na produção de nylon e fios de poliéster, fornece para os mercados de reforço de pneus e de borracha. A fábrica na cidade baiana de Camaçari foi instalada no ano de 1979. Atualmente, a Kordsa Brasil é líder na produção de fios de poliéster de alta tenacidade. Possui uma planta de 302 mil m² e ocupa elevada posição na fabricação de nylon na América do Sul, produzindo para os principais fabricantes de pneus.

O “All Stars Awards” é uma premiação anual que envolve todas as plantas da Kordsa Global (9 sites em 7 países), todos os colaboradores podem inscrever seus projetos (individual ou equipe) entre as 16 categorias da premiação.  Este ano, na categoria “Melhoria Contínua: Melhor Time de Projeto”, o projeto vencedor foi “Redução do tempo e quantidade de paradas por manutenção no Dipping “, fruto de um projeto Seis Sigma da Kordsa Brasil realizado pelo Eng. Edson Neri e time. Com as melhorias implementadas durante a realização do projeto, houve uma redução de 67% do tempo perdido com paradas devido a problemas de manutenção, gerando aumento de disponibilidade de equipamento e aumento de produção. Este projeto trouxe um benefício financeiro de U$ 1.010.538,00 (1.184 Kton incremento de produção).

Outro projeto Seis Sigma realizado também recebeu menção honrosa pelos resultados: “Redução do Tempo de Setup na Tecelagem”, por Eng. Fernando Ribeiro, também na categoria “Melhoria Contínua: Melhor Time de Projeto”. Este projeto trouxe benefício de U$ 216.000,00.

Fig. 1 - Time vencedor liderado pelo Eng. Neri e lideranças da Kordsa Brasil

A Siqueira Campos atua para a Kordsa desde 2012 e foi responsável pelo treinamento em Seis Sigma e coaching destes projetos.

 
Fale com a gente
A Siqueira Campos agradece seus comentários, sugestões e questionamentos sobre esta edição.
Enviar mensagem

Veja nossa Fan Page no Facebook Siga-nos no Twitter Visite nosso perfil no LinkedIn
© 2015 Siqueira Campos Associados - info@siqueiracampos.com - www.siqueiracampos.com - Fone: 0800 7030603